Os relatos do Xexeu

10 02 2009

Descobri o Xexeu algum tempo atrás, procurando informações sobre blogs da CCB. Xexeu é um pseudônimo, claro. E é assim mesmo, no anonimato, que se propôs conhecer as denominações evangélicas brasileiras, no tete-a-tete. Nada de leituras sobre denominação A ou B: a pauta de pesquisa é a visita pessoal, registrando via gravador todas as etapas do culto visitado.

No quinto culto frequentado, a denominação que lhe recebeu foi a Congregação Cristã no Brasil. Quando visitei o texto, em meados de setembro do ano passado, havia já alguns comentários, parte deles da membresia. O tom da réplica era raivoso. Ora, como esse tal Xexéu se aventura a falar mal da “Graça de Deus”?

O problema é que, objetivamente, não há nenhuma crítica feita pelo nobre Xexéu. Há apenas um fiel relato e, pela longa vivência que tenho na igreja, totalmente verossímil.

Isto é, não há crítica. Isto é, o relato é verídico. Isto é, não há motivos para se sentir tão ofendido, já que a realidade de muitas igrejas é aquela mesma.

O danado é que, na tentativa de emendar o soneto, a emenda ainda piora o resultado final. Tá lá, em muitas frases, a referência a “Graça de Deus” como sinônimo da denominação. Tá lá, em muitas frases, a manifestação exclusivista e sectária de muitos irmãos. Tá lá um rico material para que nossos líderes reflita sobre a qualidade do conhecimento bíblico da membresia, de modo que a doutrina cristã seja, verdadeiramente, ensinada e praticada nas nossas congregações.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

10 02 2009
Charles Fernando

Pois, é.. apologetas atrapalhados, deixam mais comentários contra a CCB do que o “atacante”…

E deixei o meu comentário lá no fim também 😉

14 02 2009
Juliano Rosa

Boa, Charles. Eu li no blog teu comment. Os comentários naquele post tá sendo um tiro de doze no pé. Com zagueiros assim, o time perde de goleada… 😉

24 02 2010
leandro

o xexe e a teologia critica apologetica . juntando tudo da um privada só

24 02 2010
leandro

discupintão não é xexe é xexeu esse semeador de contendas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: