Os excessos

7 03 2009

Ler esse texto do Charles aguçou meu interesse em publicar um incômodo que tive há pouco.

~*~

Moro perto da igreja – algo em torno de 10 minutos, a pé. Gosto de lá. Sem barulhos, sem novidades, sem profecias estapafúrdias, sem movimentos-de-oração. Um cooperador generoso, respeitador e irmãos amorosos. Uma paz, enfim.

Ontem foi um dia de culto. Atrás de mim, dois rapazes bem trajados e desconhecidos. Escuto murmúrio quando o cooperador de jovens e menores, e não o cooperador oficial, levanta para atender o culto.

Pouco depois do testemunho, o Cooperador de Jovens e Menores resolveu exortar a respeito das pregações exageradas. Disse que toda essa movimentação de pular, bater no púlpito e etc. não está conforme ensinamentos bíblicos. Argumentou ainda que o ministério é contrário a esse tipo de atitude.

Em voz mais alta que o cochicho anterior, um dos dois rapazes falou algo mais ou menos assim:

“Deixa eu pegar esse cooperador na reta… daí eu explico pra ele direitinho como é que se faz em São Paulo… aqui ficam querendo prender o Espírito”!

E aí que mora, a meu ver, o perigo. Avivado pelo sentimento – não pela razão – tais irmãos, tão ávidos por uma movimentação diferente, comportam-se como uma criança que vê seu brinquedo predileto negado. Ameaça, diz que seu coleguinha tem o mesmo brinquedo… mas não é capaz de argumentar racionalmente. Nesse caso, não consegue argumentar biblicamente porque o cooperador está errado.

Embora sendo crianças na fé, tais irmãos estão suscetíveis a rebeldia adolescente. Não são eles que denunciam a ‘frieza’ no meio da igreja? Não são eles aqueles que se acham melhores crentes que os demais, exclusivamente por pensar que estão em um degrau superior de espiritualidade daqueles que não vêem nenhuma graça em rodopios, berros e sapateados?

E, convenhamos, o cooperador não estava errado.

No mais, no pouco tempo que estive como morador de São Paulo, em 2007, congreguei em várias igrejas (Lapa, Braz, Bom Retiro, Pompéia). Nenhuma delas vi tal movimentação. Pelo contrário: a ordem e a presença de Deus foram constantes.

Desses excessos, infelizmente, a Congregação não está livre. Para quem se estarrece com modismos como “Riso Santo”, “Unção do Leão”, “Batismo do Espírito Santo em Galinheiro”, “Dente de Ouro” e demais estripulias na seara pentecostal tal excesso pode até ser pequeno. Mas não é, pois a infantil espiritualidade e a falta de respaldo bíblico são matrizes de quaisquer desses excessos.

Anúncios

Ações

Information

8 responses

13 03 2009
Maria

Gloria a Deus!

Nasci na igreja e nunca em meus quase 40 anos de batizada aceitei essas coisas estranhas….

Deus é santo e paz. Aonde na Bíblia diz que o Espírito Santo é barulhento?

27 05 2009
Ricardo Alexandre

Embora não podemos concordar com fanatismo, menenices e carnalidades que vulgarizam o culto cristão, não haveremos de nos conformar com o mero ritualismo e formalismo que destituem o culto do seu real valor.
bereiano.wordpress.com

17 07 2010
sac

Se nos empenharmos em prosseguir crescendo no conhecimento e entendimento Espiritual genuíno, evitaremos muitas dessas bizarrices em nosso meio, como opina nosso caro Ricardo alexandre…

31 05 2011
etelvino

Voce se incomoda com tudo!!!! então nos conta alguma obra em que Deus se usou de voce! Quantas vidas foram salvas por seu intermédio? Acorda enquanto é tempo ……

14 06 2011
Juliano Rosa

De fato, Etelvino. Eu me incomodo com todas aquelas práticas que não estão enquadradas na saudável Palavra de Deus. Você deveria proceder assim também, sabe? Todo aquele que AMA a Palavra de Deus se sentirá incomodado com práticas que vão além da Palavra.

Aliás, o tema do texto é “Excessos”. Você pode defender o contrário. Mas – desculpe-me a sinceridade – não vai ter a seu lado nem a Palavra de Deus nem o ministério da Congregação Cristã.

Então, acorde enquanto é tempo…

25 08 2015
matheus

Eu tb ñ concordo com os Sapateados,Bater palamas,Gritar,Dizer a palavra “EU”demais nas pregações,Etc
Mais Movimentos de Oração esse eu concordo até certo ponto,como:
reunirmos numa casa de irmãos e passarmos a noites em oração(Sem os “Excessos”,é claro)e falando da palavra de Deus.

25 08 2015
matheus

Sobre as Profetadas nós temos muitos ensinamento para somente profetizar quando Deus revelar,Mandar,E ñ ficar a palavra inteira profetizando.
Em uma Congregação aqui perto,temos um Ancião que é muito sábio,Educado,Consagrado a Deus,muito crente,Cheio de revelações e visões do Senhor e com Vário dos Dons do Espírito santo e na pregação da Palavra ele ñ fica Profetizando o tempo todo ñ,pelo contrário,Ele explica as escrituras e doutrina o povo.
Ele só profetiza quando Deus Manda/Revela.
Então quando vem alguem com “Excessos”ele repreende com carinho e caridade fraternal.Na sua comum ha muita ordem e decência,e quer saber eu gosto mais é assim,a gente fica mais espiritual,aprendemos as escrituras,nos santificamos,É Ficamos mais Sábio.
Na minha comum o COOPERADOR tb é muito Sábio e tem luz e gravidade Divina.

25 08 2015
matheus

Sobre os modismos Pentecostais:Já passaram do limite,já deixaram o Espírito santo há muito tempo e Agora so vai restar isso mesmo,modismos e mais modismo,que na verdade parece uma “bruxaria gospel”(Deus me perdoe por dizer isso,mais é a realidade),Que Deus livre a CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL E NO MUNDO INTEIRO disso,é muito feio e anti-bíblico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: