Igreja do Véu: igreja ou heresia? [5 de 5]

15 04 2010

Chegamos, finalmente, a parte derradeira dessa análise. Nela, gostaria de ressaltar algumas críticas pertinentes feitas a Congregação e alguns erros que, de tão crassos – dada a condição de frequentador por mais de meio século – não há outra possibilidade de entendê-los como produtos da mais genuína má-fé.  Comecemos, pois, a refletir sobre esse aspecto profundamente negativo do livro, uma vez que não pode ser creditado ao pastor o desconhecimento das práticas ccbianas. Para não estender muito – recurso abusado nos textos anteriores – sublinharei objetivamente alguns pontos. Vamos a eles:

I. Má-fé

1. “Em 1994, estive em Porto Alegre, e visitei a Congregação ali. Pude notar que, apesar de imensa, não tinha mais de 36 pessoas, e que a oferta tirada ali era inferior aos gastos que eu tive com o táxi para chegar àquela igreja” (p. 16): bem, a má-fé não está, exatamente, na informação sobre a membresia da central de Porto Alegre (embora não sei se esse dado procede). O que ‘pega’ é a afirmação sobre o valor das ofertas do dia. Não se usa dar publicidade as ‘ofertas do dia’, à moda da divulgação da renda de um jogo de futebol – sempre divulgada no final da partida. Quer dizer que os responsáveis pela contabilidade da igreja confidenciariam os dados a um enigmático e perguntador visitante? Acredito que não, isso não é verdade.

2. “Não é permitido de maneira alguma que pessoas com conhecimento cultural elevado, teólogos, etc. subam ao púlpito. Os anciãos alegam que sobre estes o Espírito Santo não tem espaço para se manifestar, e que Deus não opera na sabedoria, e sim na simplicidade. O apóstolo Paulo, além de ser um estudioso da Palavra, incentivava a todos a conhecerem a Plenitude das Escrituras” (p. 21): ora, fosse essa afirmação verdadeira, não haveria, aqui na minha cidade, um ancião juiz e um cooperador policial civil, bacharel em direito. Talvez pr. Amaral esteja fazendo referência especificamente à Teologia; mas aí há um erro crasso no exemplo utilizado. Embora Paulo fosse um homem refinado culturalmente, não se tem nenhum indício de que ele organizou ou incentivou seminários teológicos. Não estou questionando os seminários, vejam bem. O que há aí – a respeito do ministério paulino – é uma constatação, sem nenhuma valoração.

3. “Eles dizem também que devem se ater apenas aos 4 evangelhos pois nele estão as palavras ditas por Jesus. Não aceitam toda a Bíblia como inspirada por Deus. Você dificilmente verá um membro desta seita pregando o evangelho” (p. 28): poderia encerrar esse comentário sublinhando a flagrante contradição entre as duas primeiras frases e a última. Ora, como podem ter como válido apenas os evangelhos e, ao mesmo tempo, não se ver nenhum ccbiano pregando o evangelho? A contradição é óbvia por demais. Mas avancemos. O erro grosseiro ainda consegue ser pior. Segundo esse escrito, a Congregação não tem a Bíblia como regra de fé, restringido-se apenas aos quatro primeiros livros do Novo Testamento. Talvez esse discurso tenha algum efeito em quem jamais visitou uma igreja da Congregação. Poderia, após essa conclusão, sair por aí divulgando uma… MENTIRA. A ele, a recomendação de visitar uma igreja da Congregação para ouvir a leitura e pregação da Palavra de Deus, podendo, nessa ocasião, receber mensagens bíblicas retiradas de algum lugar entre o capítulo 1 de Gênesis ao vigésimo de Apocalipse.

4. “Os membros da Congregação Cristã não estão nem um pouco preocupados com o testemunho que dão. Não têm vida de santidade e consagração diante de Deus, pois não lêem a Palavra” (p. 35). Sem testemunho, sem santidade, sem ler a Palavra de Deus. É esse o conceito que o Pastor Amaral tem de nós, irmãos em Cristo. Sem mais.

5. “A verdade é que o uso do véu na Congregação Cristã do Brasil serve mais para trazer disputa entre as mulheres que ali congregam, pois usam o véu simplesmente como um adereço e enfeite. Usam tecidos caros e trabalhados, bem finos, quase transparentes, muito bem bordados e muitas vezes até com pedrarias caras” (p 41). Véus com pedrarias caras servindo de competição entre as mulheres da Congregação Cristã. Carece algum comentário?

6. “Certa vez fui a uma igreja da Congregação Cristã, e além de ter portas separando homens e mulheres, havia um cordão de isolamento dentro da igreja. Para mim, aquilo soou como algo humilhante, nunca havia visto algo parecido, dando uma impressão de ser um ambiente duvidoso e de risco em se tratando de questões morais. Esse acontecimento foi para mim chocante, mas infelizmente verdadeiro. Sendo uma das razões que me levou sair desta igreja” (p. 44). Então, vejamos: o autor descreve uma visita a uma congregação – que não sabemos em qual localidade – em que havia um cordão de isolamento supostamente para inibir comportamentos amorais? Bem, não posso afirmar que isso aí não existe; o que posso dizer é que já assisti a cultos em centenas de templos da Congregação por mais de quatro estados (Goiás, São Paulo, DF, Minas Gerais) e nunca – eu disse NUNCA – vi coisas semelhantes.

7. “É lamentável essa contradição: deixam de comemorar o nascimento do Senhor, mesmo que seja em 25 de dezembro e comemoram o dia da circuncisão e da consagração oito dias após o nascimento de seus filhos. Parecem que são como os adventistas do sétimo dia, guardando algumas tradições do Antigo Testamento abandonando outras“. Os cinquenta e quatro anos de vivência na Congregação, ao que parece, não surtiram muito conhecimento a respeito da Congregação. Ou o que dizer de alguém que afirma que, na Congregação, se comemora o ‘dia da circuncisão’? Terrível.

8. “Outro absurdo nessa seita é que nos cultos, quem está em observação ou em pecado, fica sentado separado dos demais membros e com o objetivo de serem conhecidos pela igreja. E ficará lá, até vencer os dias de sua culpa” (p. 118). Bem, absurdo é dizer uma coisa dessas. Novamente: para quem diz que passou tanto tempo na Congregação, um embuste desse tamanho pega mal, muito mal. Não há esse tal ‘banco dos pecadores’. E nem no que há de mais questionável nos ‘ensinamentos’ da Congregação – o ‘pecado de morte’ (sic) – o pastor em epígrafe acerta. Ora, quer dizer que se alguém peca – e esse termo é muito usual para o adultério; para os outros ‘pecadinhos’ temos o constrangedor eufemismo das ‘faltas’, ‘fraquezas’ e correlatas – ele ficará identificado em um banco esperando cumprir seus dias de disciplina determinados? Se sim, o pastor Amaral deveria mudar o título do seu livro, já que ele pode estar falando de qualquer outra denominação, menos a CCB.

II. Críticas relevantes

Nessa seção, aproveito para destacar algumas críticas salutares à Congregação. Ao contrário do que antes fazia – i.e., citava trechos diretamente – farei opção aqui por uma análise de conjunto da obra. Isso porque tais críticas estão em vários trechos do livro. O que se tem abaixo, então, é a interpretação que faço dessas críticas.

1. O exclusivismo: ainda hoje muitos irmãos se auto-reconhecem como os únicos cristãos verdadeiros. Falta um ensino contundente nessa parte. Não é suficiente dizer que não podemos criticar outras denominações evangélicas em nossos cultos. Isso é pouco. Devemos ser instruídos – explicitamente – que nossa denominação é uma ramificação da obra de Deus, conforme fomos ensinados desde o princípio da Congregação aqui no Brasil. O que nos diferencia das demais denominações co-irmãs são aspectos secundários da fé (impotentes para alterar o status de salvação), dentro da liberdade cristã que hoje gozamos.

2. Eleição para administração: aos olhos do escriturário de qualquer cartório que recebe a documentação a respeito de nossas Assembléias Gerais Ordinárias, as eleições para os cargos administrativos da igreja são diretas. Não é assim, porém, que as coisas ocorrem. Concorre chapa única, que é aclamada pelos participantes da Assembléia. Há inclusive orientações oficiais para a permanência ininterrupta dos participantes da Administração. Isso poderia tranquilamente ser melhorado, sem nenhum prejuízo ao tradicional cotidiano da CCB.

3. Crítica a circular – Caso do ex-ancião José Valério: o pastor Amaral está certo quando critica a circular. Embora seja clara em excluir o ancião, os motivos pelos quais essa medida se tornou necessária não são expostos. Não há esforço em explicar e refutar, biblicamente, os ensinamentos do ex-ancião.

4. Prática do “pedir palavra”: se quero casar com fulana, peço palavra. Se quero comprar um carro, peço palavra. Se quero fazer aquela viagem que tanto desejei, peço palavra. E o ‘pedir palavra’ é esperar que o pregador, na exortação da Palavra, mencione a minha causa e dê uma direção a ela. Retornamos, assim, aos velhos oráculos da antiguidade. Isso não está certo. Lutero, já no século XVI, muito lutou para dar-nos a liberdade de examinar, livremente, a Palavra de Deus e dela retirar os fundamentos para nossa vida. Retirou, de uma só vez, a dependência dos leigos em relação ao clero. Não retornemos aos velhos rudimentos.

5. Usos e costumes contendo valor soteriológico: é contraditório escrever sobre isso, porque nossa doutrina é clara: “Nós cremos que a regeneração, ou o novo nascimento, só se recebe pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção. (Rom., 3:24 e 25; l Cor, 1:30; ll Cor, 5:17)” (Ponto de Doutrina n. 5). Dizer que os nossos ‘diferenciais’ (véu, ósculo santo, igreja sem dízimo e nominadamente sem o título de pastor) são ‘complementos’ necessários à salvação ou que são identificadores da verdadeira igreja é um erro grotesco. O magistério da igreja falha nessa parte ao não ensinar corretamente para a irmandade nossas próprias doutrinas. Porém – e esse adendo é necessário – há muitas ‘teologias populares’ que estão em desacordo com as ‘teologias oficiais’ professadas pelas denominações.

Para concluir…

Não é possível, dado o aspecto limitado do blog, analisar mais detidamente o livro. Creio, entretanto, que consegui fornecer um painel geral das idéias ali contidas. Como um ser humano limitado, imperfeito e pecador que sou, com pouco conhecimento mas muito desejo de adquiri-lo mais e mais, é bem possível que, nesse conjunto de textos, tenha cometido um ou outro equívoco. Conto com o auxílio dos leitores. Constatando o erro, retifico com as devidas explicações. Para os futuros leitores, dois avisos: se não frequenta a CCB, pouco dela conhecerá lendo esse livro. Se a frequenta, não perca seu tempo: torça apenas por aparecer melhores leituras sobre nossa denominação no mercado editorial.

Anúncios

Ações

Information

24 responses

15 04 2010
29 05 2010
CAROLINA MELLO

BOM PRIMEIRAMENTE QUERO COMPRIMENTAR A TODOS ,
E DIZER QUE : JESUS QUANDO VEIO AO MUNDO NÃO DEIXOU ESCRITO EM PEDRAS OU EM PERGAMINHOS A VERDADEIRA IGREJA , MAIS SIM QUANDO ELE VEIO , NOS ENSINOU ATRAVES DE SEUS COSTUMES COMO SE COMPORTAR E AGIR , ENSINOU A NÓS TUAS ORAÇÕES E CEIAR, E TAMBEM O COMPORTAMENTO DA MULHER…
QUE ESTOU QUERENDO DIZER QUE NA EPOCA DE CRISTO A MULHER NAO TINHA PARTICIPAÇÃO NOS TEMPLOS , O ” CULTO ” ERA APENAS PARA HOMENS,
QUER MAIS EXEMPLO – VEJA MARIA * A MULHER QUE DEUS ESCOLHEU PARA CARREGAR NO VENTRE JESUS CRISTO , PROCURE NAS PAGINAS DA BIBLIAS OU EM FILMES QUE RELATAM A HSTORIA SE ELA PREGRAVA OU CONGREGAVA , APENAS RELATA QUE ELA ERA UMA DAS DISCIPULAS QUE CRIA EM DEUS E SEGUIA TEUS MANDAMENTOS, ABRAÃO , MOISES E NÓE .. COMO ENTRE OUTROS ERAM ELES HOMENS ( EM ASPECTO MASCULINO ) QUE SUBIA AO ALTAR E ORAVA E CONVERSAVA COM DEUS , AI SE VIA TBM QUE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES ERAM POUCAS…

AGORA ESCLARECENDO ALGUMAS COISAS DA CCB ….. PQ QUEM DE FORA VE NÃO SABE QUE SE PASSA LÁ DENTRO , SO QUEM VIVE SABE. E PODE FLAR.
– NÓS NÃO TEMOS BANCO PARA PECADORES E NEM FAZEMOS DESCRIMINAÇÕES , DE PESSOAS.
– O BATIZMO É IMERSÃO DE CORPO INTEIRO – QUE NEM JOAO BATISTA BATIZOU JESUS . E SIM É DITO QUE SOMOS BATIZADOS EM NOME DE CRISTO ASSIM COMO É DITO EM QUALQUER IGREJA QUE SEGUE A DOUTRINA DE CRISTO.
– A SANTA CEIA É REALIZADO SIM 1 VEZ , EM MEMORIA DA MORTE DE CRISTO PQ JESUS CEIO 1 VEZ APENAS COM TEUS APOSTOLOS ( VERIFIQUEM A BIBLIA TERAM MAIS INFORMAÇOES )
– NOS NÃO TEMOS OS MESMO HINOS – TEMOS INUMEROS HINARIOS – QUE CONTEM 450 HINOS QUE SÃO TOCADOS CONFORME A NECESSIDADE DE ALMA DE CADA UM – OU SEJA QUEM SENTE , PEDE ,E SE É LOUVADO .
– A CERIMONIA DE CASAMENTO – É REALIZADO DESPEDIDA DA MOCIDADE , NA REUNIÃO DE JOVENS , E TEM REUNIOES PARA MOCIDADE QUE É APENAS ESPECIFICAS PARA ISSO . E SEU CASAMENTO É NO CIVIL , TEMOS SIM FESTA NO SALÃO, E A BENÇÃO QUE ELA É BUSCADA NÃO APENAS NO DIA DA CERIMONIA E SIM , ANTES E DURANTE , E DEPOIS DA CERIMONIA. ( SO CASAMOS MEDIANTE A CONFIRMAÇÕES E SINAIS ) NÃO POR EMPOLGAÇÕES , OU POR MEDO DE COMETER O PECADO DA CARNE, E SIM PQ DEUS PREPARA.
– SABE PQ NÓS NAO TEMOS PASTORES E TEMOS SIM SERVOS DE DEUS – QUE SÃO CHAMADOS COOPERADORES? ?? PQ O HOMEM É FALHO , FRACO , E MUITA DAS VEZES NÃO RESISTE A FRAQUESA DA CARNE, ENTÃO SÃO CHAMADOS DE COOPERADORES PQ COOPERAM COM A OBRA DE DEUS , E PASTOR TEMOS SIM APENAS UM E ESSE NUNCA PECA, QUE É CRISTO JESUS.
– TEMOS O LIVRE ARBITRIO SIM – TUDO NOS É LICITO MAIS NEM TUDO NOS CONVEM …..
– A SEPARAÇÃO DO HOMEM E DAS MULHERES – VOCÊS JA REPARARAM QUE OS HOMENS TOCAM INSTRUMENTOS CLASSICOS , E AS MULHERES NOS CULTO TOCAM UM INTRUMENTO CHAMADO ORGAO? E QUE TEM CCB QUE AS MULHERES TBM ESTAO JUNTO AOS IRMAOS NO BANCO DA ORQUESTRA??
( AOS IRMAOS QUE NAO TEM MINISTERIO DA MUSICA – MANTEM SE A ORDEM PARA NAO VIRA OBA OBA )
– NOS NÃO COMEMORAMOS , FESTAS PAGAS QUE NÃO TEM DATAS NA BIBLIA, PARA QUE VAMOS COMEMORAR FESTAS OU DATAS QUE FORAM ESCOLHIDAS PELOS HOMENS?? ME DIZ?? QUEM DISSE QUE JESUS CRISTO NASCEU DIA 25 DE DEZEMBRO – ME MOSTRE EM QQ BIBLIA QUE TA INSCRITO PQ ATE O PRESENTE MOMENTO DESCONHEÇO .
– O ORAR DE JOELHOS – QUE NO TERMO CERTO É DE JOELHOS PROSTADOS , É UMA MANEIRA DE REVERENCIAR A DEUS , DE MONSTRAMOS QUE SOMOS PEQUENOS , E QUE ACIMA DE NÓS TEM UM SER PODEROSO QUE NOS GUIA E NOS REGE… ( VEJA O EXEMPLOS DOS ISRAELITAS QUE ORAM COM O ROSTO COLADO NO CHÃO.
– SOBRE O DOM DA LINGUAGEM – O ESPIRITO SANTO CHAMAMOS DE BATISMO PELO ESPIRITO SANTO . É UM DOM QUE NOS É EMPRESTADO POR DEUS. QUE NAO É FRASES REPETITIVAS OU ENROLAÇÃO DA LINGUA COMO TRAVA LINGUA E SIM , FALA-SE EM NOMAS LINGUAS, ( CONHECIDA ) QUE PODE SER TRADUZIDA. ( VERIFIQUEM A BIBLIA SOBRE O BATISMO DE NOVAS LINGUAS VOCES IRAO ACHAR MAIORES DETALHES ).

ENFIM ….. RESUMINDO , ACHO QUE SE DIZER SE É CEITA OU SEITA , ISSO APENAS CRISTO PODERÁ DIZER, UMA COISA POSSO AFIRMA-LOS SEREMOS JULGADOS PELAS NOSSAS OBRAS E NOSSAS ATITUDES , E NÃO PELAS PLACAS DE IGREJA, QUE MODESTA PARTE HOJE VIROU MAIS UM PONTO DE COMERCIO QUE SERVI EM SI A DEUS..
PORQUE AO INVES DE FICAR PERDENDO TEMPO EM CLASSIFICAR IGREJAS , OU AS PLACAS QUE É MELHOR DIZENDO … NÃO OREMOS UNS PELOS OUTROS , E AJUDAMOS UNS AOS OUTROS..

– QUE TAL COMEÇARMOS ORANDO A DEUS E PEDINDO PARA ELE QUE NOS DE INTENDIMENTO E SABEDORIA , PARA FAZER MELHOR A VONTADE DELE NA TERRA .
2 – PARA QUE ACABE OU CESSE A VIOLÊNCIA , A FOME , A DESCRIMINAÇÃO.
(QUE ACABE ASSASSINATO, ROUBO , PEDOFILIA, DROGA, DOENÇAS, … )
3. E QUE AO INVES DE OLHARMOS E NOS ROTULARMOS , A FULANO É DA IGREJA TAL , NÃO FALEMOS ASSIM, LA VAI UM IRMAO NOSSO EM CRISTO ,
OU AQUELE É UM SERVO DE DEUS… E FICARMOS CONTENTE PQ A PALAVRA DE DEUS TÁ CRESCENDO NA TERRA ..

POXA ATITUDE ASSIM ME INTRESTECE, PERDE TEMPO QUALIFICANDO QUALQUER IGREJA SE É SEITA OU CEITA , É COISA DE QUEM ME PERDOA NAO TEM MAIS O QUE FAZER , PQ OS SERVOS DE DEUS , AQUELES QUE DEDICAM SUAS VIDAS PARA SERVIREM A DEUS , NÃO ESTAO PREOCUPADOS COM ISSO.
PELO AMOR DE DEUS , NÉ ……. VAMOS ORAR E AGIR QUE GANHAMOS MAIS.
PARA MIM E MEUS IRMÃOS. NÃO TEMOS CEITA – E OUTRAS DENOMINAÇÕES SÃO NOSSOS IRMAOS EM CRISTO ( COM EXCESSAO DAQUELAS QUE PRATICAM CULTO SATANICO ) …

ME PERDOEM , MAIS É REVOLTANTE NESSAS ALTURAS DO JEITO QUE O MUNDO TÁ , NA MISERIA QUE TA PESSOAS PERDENDO TEMPO SEM OFENSAS , PERDE TEMPO QUALIFICANDO IGREJAS AO INVES DE POSTAR ,

VAMOS FAZER O BEM PARA O PROXIMO ,
VAMOS AMAR NOSSOS IRMAOS COMO ENSINO A CRISTO,
VAMOS DAR O QUE DE COME AQUELES QUE TEM FOME
VAMOS CHORAR COM OS QUE CHORAM .
VAMOS NOS ALEGRAR COM OS QUE SE ALEGRAM
VAMOS DA O QUE COBRIR PARA AQUELES QUE TEM FRIO..
VAMOS SEGUIR OS 10 MANDAMENTOS .
E VAMOS DEDICAR NOSSOS PRECIOSO TEMPO SERVINDO AQUELE QUE SEMPRE NOS SERVE DEUS’ E AGRADECENDO A ELE , PELA NOSSA VIDA.

FIQUEM COM DEUS …………

11 10 2010
Zé Antonio

Uma coisa é serta meus caros Irmão, Deus disse pela sua palavra que nos ultimos tempos haveria fome ,peste, querras,pai contra filhos e filhos contra pai, nora cotra sogra, sogra contra nora, nação contra nação, reino contra reino, mas a palavra de Deus permanece firme,e nosso Deus esta assentado no seu trono e um dia á de julgar os vivos e os mortos, cada um vai responder pelas suas obras, feitos cometidos em vida aqui na terra, Deus não e de contenda e nem de confusão, o mesmo Deus disse pela santa sagradas escrituras, o meu espirito Santo não habita no coração do homem ou da mulher, a onde há confusão e contenda.

8 03 2011
Aparecida Nabas .

Olá Carolina Mello parabéns pela sua resposta , eu não sou batizada na Congregação mas sempre faço visitas e gosto muito dessa igreja ,um dia o Senhor Deus vai me preparar para que eu também faça parte dessa irmandade, eu sei que todas essas coisas que falam é tudo mentira , não vi nada disso lá dentro da igreja ,e sempre sou muito bem recebida pelas irmãs ,bjos fique na Paz de Deus .

3 01 2015
Cristina Santos

apdd,,gostei da resposta,pessoas julga sem saber

15 04 2010
Charles Fernando

Muito interessante, no combate ao exclusivismo na Congregação ele teve de atacar quase todas as outras denominações…

Não é irônico?

29 05 2010
CAROLINA MELLO

IRONICO É SABER QUE TEM PESSOAS , QUE POR SINAL NAO SAO POUCAS,
QUE AO INVES DE PERDE SEU TEMPO , FAZENDO O BEM SEM OLHAR A QUEM
( NAO TO FLANDO EM FICAR DEFENDENDO ONDE VOCÊ POE EM PRATICA TEU PONTO DE FÉ ) E SIM TER ATITUDES COMO VAMOS , NESSAS ALTURAS DO CAMPEONATO , POSTAR , É TEMPO DE TODOS UNIRMOS , EM UMA SO FÉ E EM UMA SÓ PALAVRA , E VAMOS BUSCAR EM ORAÇÕES PARA QUE POSSAMOS TER UM MUNDO OU UMA VIDA MAIS EM PAZ ,…
MAIS SABE QUE É .. TA INSCRITO EXISTIRAM AQUELES QUE VEM PARA AJUNTAR E AQUELES QUE VEM PARA ESPALHAR..
AO INVES DE FAZER APOLOGIA AS IGREJAS OU AO CRISTIANISMO ..
VOLTO E REPITO …. VAMOS PREGAR A PALAVRA DE DEUS, PQ BEM SABEMOS QUE A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO SOMOS NÓS ( TRADUZINDO PARA AQUELES QUE NÃO SABEM – NOSSO CORPO É O TEMPLO DE CRISTO ) – ONDE PRATICAMOS NOSSA FÉ SÃO TEMPLOS.
PARA QUE JUNTO POSSAMOS , BUSCAR E SERVIR A DEUS…
– ENGRAÇADO .. TAMOS EM 2010 E TEM GENTE QUE AINDA NAO SABE DISSO ..

MORAL : SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE CRISTO , NASCEMOS , ( PELA ANATOMIA – IGUAL ) E MORREMOS ( DE ACORDO COM O CICLO DA VIDA IGUAL ) TRADUZINDO , NÃO JULGUEMOS , PQ NGM É MELHOR QUE NGM.
A VERDADEIRA DOUTRINA , É AQUELA , QUE SERÁ DITA NO DIA QUE JESUS VIER PARA BUSCAR TEUS FIEIS ..

– MAIS QUE NEM DISSE CHARLES FERNANDO .. IRONICO ?? ISSO É PIADA ..

16 04 2010
Ricardo Oliveira

Esses “apologecas” estão cada vez mais desesperados!

Ricardo Oliveira
http://italo-brasileiro.blogspot.com

14 07 2010
A Apologética da Demonização « Apologética CCB

[…] O Juliano Rosa,  já havia feito um ótimo trabalho comentando um outro livro, de péssimo gosto, o Igreja do Véu: seita ou heresia. Por falta de tempo, e de paciência, não vou fazer como ele. Vou comentar apenas os pontos mais polêmicos e mentirosos. […]

16 09 2010
Juvenizio de Souza Pereira

Em primeiro lugar voces não pode ver o que é a graça de Deus porque voces estão tomados por lucifer cegos é umcego conduzindo o outro ambos cairão na cova, é o que Deus diz e queira ou não voces não vai entender a obra de Deus porque éla éespiritual e é o SR. JEsus que fala em verdade e espirito , e como voces vão entender uma obra aonde quem fala é o Deus todo poderoso eu ja estive nestas ceitas caminho de enganação, que se diz assembreia de DEUS E DE DEUS NÃO TEM NADA SÓ COMERCIO DA PALAVRA , e todas bando de ceita fica com ciume da graça do Sr. Jesus e tentam dizer o que não sabe quem és tu para jurgar e apontar defeito na obla de Deus, vocesó pode estar tomado por lucifer seu mocorongo, ja pertenci as 4 ceitas todas mentirosas só quer dinheiro e bém sabemos que a ccb é a Graça do SR. Jesus quer queira os seitarios ou não, voces só tem a letra mas não tem o espirito de Deus se não jamais falaria da obra santa revelada por Deus que fez a terra ele manda em tudo até no inferno aonde voces pretende ir porque não tem como lavar tuas veste no sangue do cordeiro, nesta falças doutrinas não sou eu quem fala o Sr. mesmo ja disse para um irmão em sua palavra revelada por Deus qual voces não a conhece, este irmão ele estava congregando na ccb e ele tinha vindo de um centro de macumba oqual o macumbeiro limpou ele igual estas ceitas tudo por dinheiro, e certo dia ele foi levar um assembreiano em sua igreja, e comessou a cramar a Deus la e nada , ai ele n o outro dia foi congregar na ccb e o SR. Deus mandou uma palavra porque na ccb não tem palavra progamada igual nas ceitas, na ccb é tudo guiado pele poderoso Deus de Abraão , Deus de Isaque Deus de noé DEUS ALTICIMO DONO DE TUDO, FALOU com o irmão voce esta me procurando lá eu não estou la eu estou aqui aqui é minha obra, o Deus que eles servem la é o mesmo Deus que voce servia antes é o Deus morto, e ele estava no saarava, passado um ano ele obedeceu o Deus vivo da congregação Crista e hoje esta muito felis, para os analfabetos espirituais que nada entende acha que o muito estudar vai ficar sabido, Deus oculta dos sabios as tuas coisa as coisas de Deus não aprende em faculdade é ele em sua santa obra que abre nossas mentes Congregação não é praca quer dizer Congregação lugar de louvar e de receber no coração a palavra revelada pelo o espirito Santo, Cristã porque é de Cristo enão do homens, poristo não se comercialisa nada, Deus não aceita o comércio da palavra, no Brasil porque o espirito revelou esta obra noa Italia, e ele faloue fala face a face com nosco dentro do coração, só chamei voces de seitarios para voces sentires o quanto é bom condenar a obra de Deus e chamar de ceita, tenho certeza que voces não gosta não é então respeita a obra do Deus alticmo,ou voce é mais sabio de que Deus que revelou esta obra, fica escrevendo livro carnal guiado por lucifer, francescon foi apenas um vaso nas mãos de Deus assim como ele foi com os apostulos, e voce dizem sem saber só a ccb a salvção, a ccb não vende salvação a saqlvação vem da obidiencia e ser fiél aos principios de Deus por Cristo Jesus, dar o bom testimunho de Jesus, e é todo aquele que fizer a vontade de Deus, e for puro de corção limpo de mão e lavar tuas veste no sangue do cordeiro, e ter teu nome escrito no livro da vida la no céu não que nem os enganadores escreve teu nome num livro aqui na terra. para isto é o que te digo em vé de condenar a obra santa de Deus, dobre teu joelho e pede uma revelação, da onde tu ta. as demais coisas o SR. te acressentara . Juvenizio, lembrando que quando voce faz um concerto com Deus ele escreve teu nome no livro da vida e ninguem pode apagar só voce mesmo que defende o pecado, e como Deus vais escrever teu nome no livro da vida se voce adora ficar engordando os falços profetas e eles em pouco tempo esta de carrão e voce mais pobre, Deus não faz bargannha com ninguem, é nas desculpas de dismo que eles ganhão um salarião, e voce cda ves mais sem futuro e sem as promessas de Deus, pence nisto vem para o caminho de Deus não pagaq nada os ministérios não tem salarios, só cntribuem se sentir por parte de Deus sem obrigação enão tem valor e nem nome de niguem ninguem aparece nesta obra é só o Sr. Jesus que pode aparcer nesta obra, a piedade é para atender os pobres , construção paraq cosntruir manutenção para pagar a luz e telefone e manter a limpesa da casa de oração, viagem para atender batismo mas eles vão em seus carros, e não tem valor se tuder um real e eu der déz reais, niguem sabe quem deu pois só o sr. Jesus pode saber, não ha nome de ninguem, esta escrito assim Piedade, Manutenção construção, viagem, veja que ninguem tem nome nem endereço e não é obrigtório a contribuição é voluntaria.

9 10 2010
ariston jose da costa

Essa pessoa que publicou esse artigo nesse jornal,
tivessem estudado a BIBLIA mais um pouco, ele
não tinha mentido tanto.

2 11 2010
juvenizio de souza pereira

Se eu tivesse estudo biblico eu teria a sbedoria do homem e não diria a verdade pura igual esta escrita ai, é a pura verdade se queres saber o que é a obra do Deus alticimo é só fazer umas visitas pelo menos uns dés cultos e perguntar ao Deus vivo no pessamento e tu recebera as resposta de tudo. quem vos engana é o inimigo, a obra de Deus é espiritual porristo que voces não a pode entender o operar de Deus, e voces sabém muito bém que a letra mata e o espirito vivifica, porque se voces ficarem convertido só na letra embora éla é acima do DEUS vivo, mas a letra é como se foce um manoal para te prientar, mas a salvção vem do SR. JESUS, e quando batizado em tua santa obra ele tira teu espirito mundano e coloca o espirito santo, ai que vais ter vida espiritual e vais enchergar alem do véu porque todos nós somos vendados só o SR. PODE TE DESVENDAR, para isto é preciso visitar tua santa obra revelada por Deus aonde o operar é 100por cento, e só ele pode lavar tuas veste, no sangue do cordeiro,e te colocar o espirito santo, e como nestas obras de homens que vos engan por dinheiro tudo eles querem dés por cento , e Deus não aceita o comércio de sua palavra, e Deus não faz barganha com nimguem, na Congregação, Cristã é de graça receba de graça e beba de graça, da agua da vida , e tenho certesa que nuca mais vais beber de outra agua, que não seja verdadeira , e ai das gravidas no final dos tempos, sabe o que é quer dizer isto, as gravidas são as falças doutrinas que usa o nome do SR. JESUS E DE DEUS , mas na vedade esta no engano esta só na letra não tem o espirito poristo é contraa obra de Deus não aceita a o caminho verdadeiro prefere os caminhos dos homens mentirosos, porque as portas são largas, mas no final DEUS o jugara poristo que o SR. DISSE ai das gravidas que são muitas as comcombinas , querendo gerar a luz e não pode, pois não tem o espirito verdadeiro, e sim espiritos da enganação, e stão com o bucho cheios mas não pode gerar a luz porque uma só é a Rainhar e a esposa de Cristo é a rosa de Saron Salomão já dizia, são muitas a comcobinas mas só uma é a vedadeira a eposa de Cristo, e a esposa de Cristo esta ai para quem quiser beba agua viva de graça, procure aonte esta a doutrina de Cristo, ore que ele ode te mostrar, o que é a ccb. Juvenizio

10 11 2010
juvenizio de souza pereira

A PAZ DE DEUS estive lendo o que os mitidos a sabios ecreveram principalmente os a ssembreianos que da a vida por este caminhos de enganação, só poderão ver que não adianta ser sabios e não tem o epirito do DEUS ALTICIMO pois acham que tudo sabem mas esquece que a ccb não condena ninguem pois apenas éla é a obra do DEUS alticimo, Francescon foiapenas um vaso nas mãos do Deus vivo para criar tua obra, sendo que até hoje DEUS chamas estes que dis pastor com estudos biblico quando ele visita a ccb e Deus fala com ele ele ve que esta em lugar erra do , vi voces falando véu para burro voce só presiza de pena , pois a biblia é bém clara que diz como amulher deve se comportar dentro da igreja, ovéu é para ser usado para orar e profetizar, fora da igreja ai sim o cabelo é usado no lugar do véu, se voces fazem ou arruma mil e uma desculpa para criticar a obra santa do deus alticmo, porque não faz visitas e deiche Deus falar comtigo, ainda estes dias o Sr.Deus chamou um pastor da assembléia, com 38 anos de pastor com toda sabedoria dos estudos de teologia ele mesmo falou que diploma é o que não falta na casa dele ,mas quando ouviu a voz do Deus vivo ana ccb jogou tudo par o alto e foi servir e ser hovelha do sr. JESUS, e voces dice que a ccb prega que só ela tem a salvação, o poblema é que éla é a obra do DEUS ALTICIMO QUER VOCES QUEIRA OUNÃO, ESTE que é o pobrema, e todas estas igrejas não foi criadas por Deus e sim pelos homens, e como que um pecador vais lavar tuas vestes se eles são o maior pecadores, por vos engarem , vais entrar no céu todo aquele que fiser a vontade do Deus alticimo, e como faz a tua vontade servindo ele em verdade e spirito no teu caminho santo e verdadeiro seita é seita obra de Deus é obra de Deus acorda o final jaq esta chegando se a palavra fala comum pastor ele obedece é porque há uma diferença muito grande entres os que vos enganam e a obra do Deus vivo.

29 10 2011
Irmão Quarto

Irmão Juvenízio, A Paz de Deus, me escreva, vou enviar alguns artigos do livro A Igreja do véu e sobre altos salários dos pastores. Existe outro evangelho paralelo ao evangelho de Jesus Cristo, vou te mostrar na bíblia. me escreva. irmaoquarto@gmail.com Deus abençoe

13 11 2010
Ainda sobre o batismo « PÍLULAS CRISTÃS

[…] desse espaço, isso é muito bom. Em textos que recebo muitas visitas (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), muitos comentários aparecem (e devo isso, sinceramente, aos links no blog do Charles e do […]

14 11 2010
juvenizio de souza pereira

A PAZ DE DEUS não sei como que as pessoas não podem ver estes lugares que mais parce o pograma do Silvio Santos, so´se fala em dinheiro , coitado dos pequeninos que são enganados, nós que estamos na graça de Jesus levamos chibatadas , procuramos, servir a Deus com sinceridade, e ainda somos cobrados , e estes que estão engnados pelos homens, que o SR. ABRA A MENTE DESTE POVO para tuas coisa santas que são simples mas o homem se não buscar de todo coração não pode ver, nós sabemos que só Cristo pode nos salvar, mas ele não abita nos meios de enganção é preciso buscar a vedade, a própria biblia nos dis há um só caminho um só povo um só pastor, e as coisas de Deus é espiritual e não carnal estudo biblico voce vais aplender o que o professor sabe, e que tal aplender com o professor dos professores, se algum dia se sentir o coração adente com sede de buscar a verdade, não de ouvidos aos enganadores , busque o Deus vivo com o coração aberto e tudo pode mudar em tua vida e de graça, Deus não quer dinheiro de ninguem, aonde ele vais gastar, ele é um epirito um fogo conssumidor, ele é dono do ouro e da plata , beba de graça a agua da vida, fça visitas na congregação Cristã e recba a palavra viva e não pogramada, é pão quentinho que dece do céu na hora, se quiseres entra na grória do Deus vivo, teras que fazer a tua vontade, e caminhar na obidiencia da palavra e de sua doutrina, e esta escrito em 02 de atos dos apostulos seja batizado em nome do serhor Jesus,para perdão de seus pecados, se esta escrito e em nome do pai e do espirito Santo, é o primeiro passo, ai a própia palavra envida por DEus na ccb te guiara atéo fim, construa tua casa na rocha e não na arreia, a rocha é Cristo, que tudo pode até abrir tua mente não de ouvidos aos maus hobreiros que fas tudo por dinheiro, SR. JESUS é o altor e conssumador desta obra, creia mas a vasos para horra da obra de Deus e para desonrra também, então nunca espelhe em irmãos nem em irmãs nem em mim espelhe em Cristo esse não pecou e não peca, muitos criticos vão diser que a biblia dis que todo aquele que crer e for batizado tera vida em CRISTO, MAS TEM QUE SER BATIZADO AONDE ELE ESTA AONDE NÃO SOMBRA DE VARIAÇAO, SE FICARMOS SERVINDO ELE PORQUE OUVIU FALAR , tem que servir aonde o caminho é verdadeiro e seu operar é de graça e recebelo com muito amor e não com contenda, se ele usou do irmão francescon como um vaso assim como ele usava dos apostulos, assim como ele usou de maria devido a sua pureza simplicidade, para gerar teufilho amado, muitos diz se \ CCB é a obra do Deus alticimo, e como fica antes da CCB, É simples até o ano trezentos e doze éra a católica a tua obra que era também as igrejas dos apostulos mas não tinha crus não tinha pamfleto, nem idolatria, S. PAULO DEICHOU ESCRITO PARA QUE NÃO SE DESVIACEM DA DOUTRINA E FOI TUDO O QUE FIZERAM, e Deus também se afastou, e vendo que o homens criaria um monte de falças doutrinas ele revlou tua obra, e deu tua doutrina, nunca Deus usou de falças doutrinas, e neste entervalos Deus recolheu todas as almas que a ele pertence, ou tu acha que Deus precisa dos caminhos de enganção para recolher uma alma. poristo que os irmão diz que a letra mata e o espirito vivifica esta escrito porque voces são convertido na letra e não tem o espirito do Deus alticimo, são espiritos contrarios a obra do Deus alticimo.

1 03 2011
aloisio f da silva

ninquei porde fala de algo espritual se e carnal por fica dificil de entende nos que temos este previlegio de se dado a nos o conhecimento das coisa cerlestial nao vamos perde tempo vamos orra por todos que ainda nao conhece esta joia que e as coisa de DEUS amem. ( DEUS AMO O MUNDO AO PONTO DE DA O SEU FILHO POR AMOR DE NOS)

9 07 2011
Pedro

Charles Fernando.. me add no msn! queria mt falar assuntos diversos com vc!

manda-me um email para rpedrodheiky@gmail.com com teu endereço de msn para eu lhe adicionar!

Não coloquei aki meu msn para evitar q várias pessoas me adicionem!
Tow esperando!

Graça e Paz!

21 07 2011
Quezia

Eu sou da congregaçao e leio a biblia, e quem esqueveu esta barbaridades é que nunca sentio Deus em teus coraçao.
Que Deus mude o teu coraçao, e leia mais a biblia e voce ira ver a verdadeira luz e aí daquele que interfere na obra de Deus!!!
Fique com Deus ! E peça perdão a ele!!!

29 10 2011
sarabareilleSara

Eu acredito que existe REVELAÇÃO pelo ESPÍRITO SANTOS sim, porque em uma certa ocasião um FULANO, mentiroso, falso,desonesto prejudicou vários pessoas inocentes, e um dia ele foi a Igreja feliz da vida por concluir mais um PLANO DIABÓLICO inclusive se fazendo acompanhar de esposa, filhos, irmãos e cunhadas, e toda a sua corja dava glória bem alto, falava AMÉM que chegaca a estrondar a igreja, com o fito de ainda humilhar uma de suas vítimas que estava na igreja também. E chegou um COOPERADOR de fora, bem distante e na HORA da PALAVRA ele disse, vc que esta se vangloriando, se enchendo de orgulho, cuidado, porque sua ALMA esta PODRE na PRESENÇA de Deus, o que vc fez é coisa SATÂNICA. Percebe-se que foi uma revelação porque ele desconhecia tudo e ainda chegou atrasado, mas COMO exiostem corrupção, roubalhjeira e a CCB também esta cheia de podridão este MALFEITOR, que era cooperador foi elevado a ANCIÃO, provavelmente indicado por algum BOBÃO da CORTE, que não tem revelação de Deus coisa nenhuma, então, concluindo, existem coisas e coisas, e em razão disso esses FINGIDOS, FALSOS e DESONESTOS agem como sendo enviados de Deus, mas na realidade EXISTEM muitos LOBOS com pele de OVELHA no meio também. Fiquem Deus, sejam simples como o POMBO, mas também PRUDENTES igual a serpente. SÓ ASIM vamos fazer com que esses PILANTRAS sejam desmascarados e expulsos da CCB.

25 03 2013
Suelen

Quanta mentira… nasci e cresci na CCB e nunca vi um véu com pedraria…kkkk… cada uma… oh falta do que fazer!!!

12 03 2014
sandra

eu sou desviada da congregação cristã e hoje voltei e sento no meu lugar onde o meu coração me acusa não cento, pois to na misericordia de Deus e não me cinto bem me aparecendo no primeiro banco da frente.
Sei que pequei e a unica coisa que busco na igreja é o conforto da palavra e agradeço a Deus pela oportunidade de estar lá dando gloria ao todo poderoso Deus………..

22 10 2014
THIAGO BOND

A Paz de Deus irmão juvenizio de souza pereira!!!!!

O irmão pode me adicionar no face meu querido?????

https://www.facebook.com/thiago.bond.54

26 03 2015
Felipe

Como podes postar algo sem saber do que estais falando, agindo assim de ma fé e publicando falsas informações?
Li só o começo e parei, pois já começaste errado, disseste que a Igreja diz que o espírito santo não se manifesta em pessoas de nível cultural elevado, quem lhe falou isso? Na Congregação Cristã temos Ansiães desembargadores, teólogos e tbm temos ansiães agricultores. A palavra é revelada na hora e fala com segredos dos nossos corações, seja conformando repreendendo ou abençoando tanto materialmente como espiritualmente.
Antes de publicar algo, vá atrás investigue, mas não crie coisas onde não há.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: