Herdeiras do movimento pentecostal italiano

7 05 2010

Como se sabe, a Congregação Cristã no Brasil (CCB) é herdeira direta do movimento pentecostal italiano ocorrido no principiar do século XX, assim como são a Assembléia de Deus Italiana e a Assembléia Cristã Argentina. No entanto, diversas outras igrejas também remontam ao movimento. Nesse texto, escreverei sobre quatro delas.

~*~

Nos Estados Unidos, berço do movimento, não houve, nos primeiros anos, nenhuma organização denominacional que incorporasse as diversas igrejas surgidas do movimento. O congregacionalismo foi levado a sério. Tão é verdade que a primeira denominação americana derivada do movimento, a Christian Church of North America, foi organizada apenas no final da década de 1940.

Atraídas pelo Distrito Italiano das Assembléias de Deus americanas, muitas igrejas se filiaram às Assemblies of God. Muitas das congregações permaneceram, porém, independentes. Abaixo, um pequeno resumo de algumas congregações organizadas pelos diversos irmãos italianos do século passado:

Assembléia Cristã em Syracuse (First Christian Assembly)

Essa igreja foi organizada em 1918, fruto do trabalho evangelístico de Giuseppe Beretta (evangelista da Assembléia Cristã de Chicago, onde Francescon era ancião). Depois da igreja contar com mais de trinta membros, Beretta sentiu de convidar Michele Palma, diácono em Chicago, para assumir a direção dos trabalhos, o que aconteceu em 1920. Nessa mesma época, foi adquirido o prédio de uma Igreja Presbiteriana. Em 1945, quando contava com mais de 500 membros, tornou-se necessário planejar um templo maior. Inaugurado em 1953, mantém-se como prédio da igreja até hoje. Atualmente, a igreja mantém missionários na Índia e na África do Sul. É afiliada à International Fellowship of Christian Assemblies (antiga CCNA).**

Belmont Assembly of God

A Belmont Assembly of God é herdeira do espólio da primeira Assembléia Cristã de Chicago. Nela, Francescon, Ottolini e Menconi haviam servido a Deus no ministério de ancião.

É uma das herdeiras com a Oriole Christian Assembly, e dissidentes da antiga Christian Assembly, que hoje se chama Church of the Full Gospel (sucessora legal e onde congregam a maioria dos descendentes da AC original).**

Na primeira grande cisão do movimento, em 1926 (na querela a respeito da Assembléia de Jerusalém), Pietro Menconi, tomou parte das idéias doutrinárias do pr. Giuseppe Petrelli, que considerava desnecessário seguir a recomendação de Atos 15, isto é, de que os cristãos deveriam se abster “das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue”.

Francescon foi radicalmente contra essa interpretação, retirando-se, juntamente com outros, da Assembléia Cristã de Chicago. A confusão gerada com esse episódio provocou a necessidade de uma reunião dos anciães das igrejas pentecostais italianas, o que aconteceu em 1927.

Nessa convenção, presidida por Francescon, foi elaborado doze pontos de doutrina, exatamente os que se mantém, ainda hoje, no final dos hinários da CCB. Pietro Menconi continuou na liderança até 1936, quando faleceu, vítima de um acidente automobilístico.  Andrew Parentti substituiu Menconi até 1964, quando também faleceu. Nesse período, houve dois grandes reavivamentos (em 1928 e 1948), produzindo muitas conversões em Chicago.

Depois de trocar o nome italiano de Assemblea Cristiana por Christian Assembly, reflexo da americanização natural por qual passou a igreja, a igreja resolveu trocar definitivamente o histórico nome. Em 1965, foi adquirido um templo maior, de propriedade da Igreja do Bom Pastor (Good Shepherd Church), na Av. Belmont, adotando, em seguida, o nome de Belmont Evangelical Church.

Nome que seria alterado em 1995, quando manifestou desejo de afiliação junto as Assemblies of God americanas, para Belmont Assembly of God, que permanece até hoje.

Italian Evangelical Church

Essa igreja, localizada em Saint Louis, foi organizada por Pietro Ottolini em 1921.

Ottolini, anos antes (1910), havia saído em missão evangelística para a Itália. Quando retornou, encontrou a igreja ‘diferente’ (o que hoje, para muitos pentecostais, seria uma igreja ‘fria’), sem o fervor característico de quando havia partido para a Europa. Preocupado, passou a pregar diversas vezes sobre a necessidade do batismo no Espírito Santo com evidências de novas línguas. Numa dessas pregações, argumentou que falar em línguas era uma evidência do crente salvo.Os demais anciães foram contra. Francescon, inclusive, chegou a escrever uma carta circular às igrejas italianas condenando essa posição. Admoestado, Ottolini reconheceu o erro, mas decidiu partir de Chicago, o que fez em 1917.

Chegando em Saint Louis, seu trabalho de evangelização logo rendeu conversões. Como consequência, Ottolini organizou a Italian Evangelical Church, localizada na Rua Edwards, 2109, mas transferida para a Botanical Avenue em 1929 . A igreja de St.Louis hoje chama-se Evangelical Full Gospel Assembly e está situada no subúrbio de Affton, MO**.  Segundo informações de um amigo (Leo Alves), pesquisador do movimento pentecostal italiano que já a visitou, a Italian Evangelical Church de Saint Louis conserva os mesmos procedimentos de culto de cem anos atrás.

Calvary Temple of Philadelphia

A Calvary Temple era a principal igreja “mangiasangue” de Philadelphia. A Assemblea Cristiana original continua independente até hoje**.

A história da Calvary Temple of Philadelphia tem início na evangelização de Giovanni Marcucci, migrante italiano residente em Filadélfia. Na ocasião, esposa e filhas também se converteram ao evangelho de Cristo. Em seguida, organizaram reuniões familiares e, com o aumento de convertidos, alugaram um prédio para a igreja, que recebeu o nome de Italiana Della Chiesa Pentecostale Fede Apostolica (Igreja Pentecostal Italiana de Fé Apostólica).

Como a membresia crescia rapidamente, os locais de culto mudavam frequentemente para melhor acomodar a irmandade. Outros congregações foram organizadas, em diversos pontos da cidade. O crescimento da igreja permitiu que, a partir da década de 1940, diversos missionários fossem enviados para outros países.

A americanização gradual foi afastando, paulatinamente, a influência cultural italiana. No final dos anos 50, apenas um cultuo por semana era realizado em italiano.

Em 1960, a igreja resolveu se filiar a uma denominação. A escolhida foi a Assembly of God. Em 1962, foi aprovado o nome de Calvary Temple. Nesse período, outras igrejas foram incorporadas pela Calvary Temple, como a Bethel Pentecostal Church e a Church of Philadelphia. A igreja mantém uma escola para crianças (Calvary Temple Christian Academy), com planos de se transformar futuramente em uma escola de Ensino Médio.

Fontes:

Sites:

http://www.ctofphila.org/01-about-history.php (Calvary Temple of Philadelphia), http://stlouis.missouri.org/neighborhoods/history/thehill/churches13.htm (Italian Evangelical Church), http://www.belmontag.org (Belmont Assembly of God) e http://www.fcaol.org (First Christian Assembly).

Livros:

ALVES, Leonardo M. “Christian Congregation in North America: Its Inception, Doctrine, and Worship”. Dallas, 2006.

YUASA, Key. Louis Francescon: A Theological Biography 1866 – 1964. Genebra, 2001. (Tese de Doutorado. Disponível no setor de dissertações e teses da FFLCH-USP).

* As imagens foram retiradas dos referidos sites.

** Correções e adendos fornecidos gentilmente por Leo Alves. Valeu, Leo!

Anúncios

Ações

Information

4 responses

8 06 2010
Daniel

Juliano, paz de Deus!

Diante deste seu artigo só uma conclusão: carecemos urgentemente de um trabalho que conte nossa linda e rica história.

Belo texto.

Abraço.

15 07 2010
André Tomaz

Julianao.
Paz de Deus.
Como posso ter acesso/comprar o livro do Leonardo?
Deus abençoe André

2 08 2011
Belmont Assembly of God e a Assemblea Cristiana di Chicago « PÍLULAS CRISTÃS

[…] igrejas que estão ligadas historicamente ao reavivamento espiritual entre os ítalo-americanos, recebi de Leo Alves, um dos mais conhecedores da história do pentecostalismo ítalo-americano, correção e acréscimo […]

14 02 2013
luiz benedito ramos

you mother focker

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: