Estudos acadêmicos sobre a CCB

15 11 2010

Do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião da Universidade Metodista (UMESP) saiu, recentemente, duas pesquisas relacionadas a Congregação Cristã. Ambas foram orientadas pelo prof. Dario Paulo Barrera Rivera.

A primeira delas, uma dissertação de mestrado, foi escrita por Williani de Almeida Carvalho, intitulada “Práticas religiosas, corpo e estilos de vida”. É um estudo comparativo entre três denominações religiosas (Congregação Cristã, Igreja Renascer em Cristo e Igreja Presbiteriana), tendo por referência o tema declarado em seu título. Como objeto de estudo, três congregações (uma de cada denominação) localizadas no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo.

A segunda, uma tese de doutorado, foi elaborada por Norbert H. C. Foerster, que já publicou alguns artigos que abordam, direta ou indiretamente, a Congregação Cristã. Nessa pesquisa, intitulada “A Congregação Cristã numa área de alta vunerabilidade social no ABC paulista”, Foerster investiga a tradição e a transmissão religiosa na Congregação Cristã. Os anexos da tese são um atrativo a parte. Várias entrevistas apresentam (e representam), feliz ou infelizmente, a CCB.

Para acesso, é necessário se cadastrar no site Domínio Público. Boa leitura.

Anúncios

Ações

Information

8 responses

16 11 2010
Daniel

Juliano, aguardo, com ansiedade, a publicação do trabalho do Pr. Key, sobre a vida de LF.

Abraço.

16 11 2010
Juliano

Caro Daniel,

Eu li, devagar, mui lentamente, parte da tese do pr. Yuasa. À época (2007), estava estudando em São Paulo e sabia que eu a encontraria na Biblioteca que frequentava (FFLCH-USP). Infelizmente, não fiz uma cópia; era um catatau imenso, digitado em espaço duplo. Mas lembro que fiquei muito impressionado com as fontes utilizadas: atas, registros cartoriais e depoimentos que dá dimensão do trabalho que foi escrever aquela tese.

A propósito, é a primeira vez que fico sabendo do trabalho de tradução. É fonte segura? Já se tem previsão de quando será lançado?

Deus abençoe!

9 12 2010
Daniel

Juliano, dê uma olhada se a fonte é segura:

Key Yuasa para mim
mostrar detalhes 14/12/07

Caro Daniel:

Onde você mora. Voce tem algum ministério/responsa-bilidade na Igreja? O meu estudo foi publicado e está em várias bibliotecas, mas esta em inglês. Já terminei a tradução, e estamos preparando uma edição em Portugues para o ano que vem.

Key Yuasa

9 12 2010
Juliano

Fonte seguríssima. 🙂

Deus te abençoe!

P.S.: editei seu comentário, retirando os endereços de e-mails, OK?

4 05 2013
eder

ola gostaria de ter acesso a essa tese

21 07 2011
Ricardo

A obra do Professor Foerster é magnífica.
Ainda não tive acesso a Tese do Professor Yuasa, mas, seguindo a tendência, coloco a do Foester ao lado em produção acadêmica de peso.
A Tese “Um véu sobre a imigração italiana” de Goecir Bianco também é muito interessante, e ilustra um pouco a do Yuasa, ja que a tem por fonte principal.
São materiais recomendáveis, para quem quer que seja, pois ilustram uma CCB como é de fato, e não como desejam alguns apologetas, sejam esses desejos bons ou ruins.

Valeu pela indicação Juliano. A do Professor Foester eu ja conhecia, agora estou baixando a do Williani de Almeida Carvalho. Depois deixo minha opinião.

Abraços!
Ricardo

13 03 2012
val

li a dissertação da williani e achei ótima, a abordagem da construção social do corpo na religião é interessante

16 05 2017
Adriano A Carneiro

Fé, Direito e Pluralismo Jurídico: uma análise sobre a Congregação Cristã no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Educação Superior do Paraná.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: