Cinco conselhos para músicos da Congregação Cristã no Brasil

14 09 2011

1. Não atrase

Afinação é tudo no som de uma orquestra. Perder o momento de afinação pode, de fato, desandar o andamento dos hinos.

Chegar atrasado não perturba somente a afinação. Os irmãos devem estar em comunhão e devidamente sentados bem antes do início do culto. É desagradável ajeitar aqui e ali para acolher retardatários.

Mas não se incomode: quando notar os bancos todos ocupados, desmonte seu instrumento e louve a Deus com sua voz. Porque, afinal, os músicos sentados e entrosados conseguirão tranquilamente auxiliar a irmandade a cantar hinos.

2. O conjunto musical não exige solista

Na Congregação existem dezenas de excelentes saxofonistas, clarinetistas, tubistas, etc. Mas, feliz ou infelizmente, não há nenhum momento para um solista. Então, resigne-se: somente temos valor quando nos encaixamos naquilo que somos: um mero componente – assim como tantos outros – da orquestra.

Querer mostrar como o trinado de seu saxofone é excelente – ou como o estrondo de seu bombardão é potente – desequilibra e tira a beleza do som orquestrado. Assim como o coro congregacional é bonito porque ninguém se destaca, o mesmo ocorre com a orquestra. Deixe toda sua habilidade, portanto, para ser exercitada em tocatas em sua casa ou na casa dos amigos.

3. Os músicos auxiliam a irmandade, não o inverso

De nada adianta você pensar que o 157, para ficar bonito, deve ser tocado em menos de dois minutos se, durante esse tempo, os irmãos com pouca leitura e os idosos não conseguem cantar. É você que auxilia o canto, não o contrário!*

Aqueles que cantam querem ter uma noção da altura e da velocidade do hino. Achar que a irmandade canta muito lento e, pra mudar isso, querer tocar muito rápido, é um erro grotesco. O hino ficará do seu jeito, mas a contragosto da irmandade. Você é um servo dos irmãos que cantam!

4. Sua comum congregação é sua comum congregação!

O dia de culto da sua comum coincide com o dia de culto naquela famosa congregação? Paciência. Você pode ir outros dias naquela igreja. Sua congregação depende de você.

Da mesma maneira, muitos músicos, seduzidos por atividades de lazer (internet, TV, sair com amigos, ou simplesmente ficar em casa) não congregam no dia de culto na sua congregação. Está errado. Assuma o compromisso, rapaz!

5. Adequação do instrumento

Seu instrumento foi preparado pra fazer soprano? Pois bem, faça soprano. Tendo excesso de músicos no soprano, faça contralto. Mas jamais, never, execute tenor ou baixo. Você não sabe como fica feio…

Os instrumentos são construídos para desempenharem determinada função musical que, se mudada, desanda de sua proposta enquanto instrumento. Por mais que você seja o tal no seu instrumento, não atente contra essa bela regra.

Assim sendo,
Fique na paz e no amor de Deus.

* Mas, veja lá, sobriedade e bom senso na interpretação dos valores das notas, hein? Nada de querer tocar o 157 em vinte minutos…

Anúncios

Ações

Information

14 responses

14 09 2011
Eliseu Marcondes do Prado

Irmão Juliano

Perdão por estender o assunto para um espaço, conforme se diz, “indevido”. Mas no fechamento do tema anterior o irmão exorta:

“No mais, convido todos vocês a continuar comentando nos outros textos, apresentando novas visões, novos ângulos, novos entendimentos.”

Cabe aqui uma observação válida. Em todas reuniões semanais de presbitério, regionais ou setoriais os nossos irmãos são rigorosamente ordenados a repilir tudo o que se “apresente ou se insinue como NOVO” tanto na Doutrina como na sempre perfeita forma de condução da Obra de Deus. O irmãos falam que depois dos anos de 60 nada se mexe no divino arranjo a num ser por secreta revelação aos Santos Servos do Conselho maior.

Só para reflitir.

Deus nos abençõe e conserve na GRAÇA REVELADA.

15 09 2011
leonardomalves

Bem lembrado conselhos Juliano

Sei de alguns casos de congregações onde tentam criar uma orquestra local regular.

Práticas simples que melhoraram muito a qualidade da orquestra.

Em uma igreja marcaram os assentos com os instrumentos, quem chega antes ocupa o lugar, quem chega depois, se não houver mais vaga não toca.

Em outra fizeram um rodízio dos sax-barítono e outros instrumentos do baixo, que tinham em excesso.

Em uma antiga congregação quando tem algum evento já avisam na carta-convite para os músicos de fora não trazerem instrumentos. O ancião explicou que já estão bem servidos com seus músicos e para não confudir a liberdade do oficializado de tocar em outras congregações além da sua, com DEVER tocar em outras congregações. Há gente de fora que acha ruim, mas é uma das melhores orquestras que já vi dentro da Congregação.

Sintonia entre os músicos não é algo que nasce da noite para o dia, é fruto de interação forjada pela prática de tocar junto várias vezes. Um “ensemble” é impossível onde há rotatividade de músicos, desenquilíbrios no número e categoria de instrumentos.

Leo

15 09 2011
Juliano

Concordo, Leo. Eu mesmo já fui “barrado” em uma congregação, mesmo sem chegar atrasado. Sequer havia sido tocado o hino de silêncio. Era uma Assembléia Geral e o porteiro gentilmente me pediu pra guardar o instrumento e me dirigir para o banco dos irmãos que não são músicos (havia muitas vagas ainda).

Pelo caráter inédito disso – nunca ouvi falar nada desse tipo – achei estranho. Depois do primeiro hino, no entanto, vi que a organização da orquestra deveria mesmo ser preservada. Afinada, entrosada, e cumprindo sua função de auxiliar a irmandade nos hinos.

Na paz de Deus.

17 09 2011
Daniel

Eu, quando congrego fora, faço questão de não levar meus instrumentos, a não se quando fui visitar locais remotos, onde sabia que havia poucos músicos…

Quando a organização, aprendi que músico não nem pra olhar para trás, gosto desta ordem. Levei um casal de outra denominação para assistir um ensaio ficaram maravilhados com a ordem dos músicos.

17 01 2012
savio lima

A Paz de Deus.
Jardim San Diego na Cidade de Caieiras-SP, tem muita necessidade de Músicos é uma sala para o maximo 20 a 30 músicos.
Insentivem (por favor) os músicos a visitarem mais os lugares que têm grande necessidade. Pois estarão servindo a Deus e honrando os servos que estão necessitados.
Irmão Savio Lima
Enc.local.

11 02 2012
CLAUDIO BONFIM

APDEUS GOSTEI MUITO DOS ENSINAMENT DEUS ABENCOE-claudio

9 04 2012
Marcos Oliveira

Deus abençoe pelo artigo.

Tudo isto é muito importante ler, refletir e praticar.

Mas… tem de ser verbal, pelo líder: o encarregado de orquestra, citar estes pontos lá… lá no grupo de estudos musicais (a escolinha), expondo no início ou fim das aulas sempre um tema novo, um assunto a respeito de: prática de orquestra, o papel do músico na orquestra, como é a orquestra da igreja e etc, qual é o papel do instrumento xyz na orquestra e etc.

Fundamentos musicais são frutos de planejamento, organização, e então nasce o aprendizado.

Tudo papel do líder musical: que tem a responsabilidade de dar 1o passo para possibilitar atividades e instruções sempre; sendo acessível e ativo ao ensaiar o grupo da escolinha, ensaiar a orquestra oficial, reconhecer assumir e resolver problemas, combinar padrões, definir vozes, etc, etc.

Para tudo existem artigos oficiais para instruir, alertar, dar padrões de andamento de hino, orientar o encarregado a como orientar a orquestra, e etc e tal.

Na prática, compartilho a seguir artigos que editei para colaborar com os grupos de estudos musicais, com origem do site wwww.EscolinhaMusical.com.br acesse, escolha o instrumento e pode baixar livremente métodos de estudos, artigos, escalas, áudio dos instrumentos musicais e muito mais. Completa-se com apoio ao estudo de Organistas e para as Examinadoras.

********

Distribua mais os links para download imediato e gratuito dos artigos, que são:

> Proposta pedagógica.
Conceitos de prática musical e de orquestra, interpretação e expressão musical.
http://pt.scribd.com/doc/60163729/ARTIGO-Proposta-Pedagogica-Pratica-Musical-e-de-Orquestra-Interpretacao-e-Expressao-Musical

> Musicalização infantil.
A música exalta o espírito humano e permite a expressão de nossos sentimentos mais nobres.
http://pt.scribd.com/doc/60163724/ARTIGO-Proposta-Pedagogica-Planejamento-de-Musicalizacao

> Livro infantil: Conheça a Orquestra?
As crianças aí de perto, conhecem a orquestra?
http://pt.scribd.com/doc/60163963/INFANTIL-Conheca-a-Orquestra-Ilustracoes-e-descricoes-para-criancas

> Apostila de regência, estudo dirigido para Orquestras CCB
Regência, Pontos importantes, Técnica, Concepção, A Regência na CCB, Gestos, Formas, Considerações
http://www.escolinhamusical.com.br/download/Apostila Livre de Regência para Orquestras – CCB – Versão oficial – http://www.escolinhamusical.com.br.pdf

São referências como estas que opcionalmente pode publicar em seu blog. Faça bons downloads.

Deus abençoe.

11 04 2012
Escolinha Musical « PÍLULAS CRISTÃS

[…] escrito por Marcos Oliveira, do Escolinha Musical (www.escolinhamusical.com.br), recebido nesse post.  Fundamentos musicais são frutos de planejamento, organização, e então nasce o […]

2 11 2015
alexnaldo s azevedo

a paz de Deus tendo dois instrumentos na igreja um sax tenor e um sax alto
qual delis faz o soprano .

21 01 2016
Marcos Bruno

alexnaldo s azevedo , na minha opinião seria o sax alto, pois ele se desempenha melhor fazendo o soprano que o sax tenor , mas tendo somente dois músicos dependendo do tamanho da congregação os dois tem por obrigação fazer o soprano , a não ser que o irmão que estiver tocando o sax alto consiga tirar um volume de som intenso que consiga auxiliar a irmandade sem a ajuda do sax tenor fazendo soprano ..

21 02 2016
Val

Estudo música mto tempo só que estudo somente os hinos.. qdo eu estudei na igreja passei o bona nas duas claves já iria tocar no culto a noite estava passando os hinos mas tive que vender o instrumento daí parei… Faz uns 15 anos… Fazem uns 4 anos que estudo em casa… agora faltam somente de jovens para eu tocar
Um encarregado tocou comigo aqui em casa e queria que eu tocasse na comum dele mas Não é minha comum

Eu penso que se for estudar bona e método já sei o andamento dos hinos toco todos… agora tenho receio de voltar tudo e embaralhar

Pelo que aprendi.. acho MTA coisa para voltar a aprender uma vez que já toco…

Vou falar com encarregado da minha comum não tenho mto tempo gosto de louvar a Deus acho que se Não der certo vou louvar somente em casa..

Ouvi a palavra dizendo o dom não pode ser escondido…

Eu tenho conhecimento na prática e não teórico

Acho a parte teórica interessante para quem tá começando

Orem por mim
Vou consultar o senhor Deus se ele falar que estou apto vou tocar na igreja..

21 04 2016
Val

Já estou louvando a Deus na igreja Deus É BOM

20 04 2016
esteverson.lima-adm@hotmail.com

A Paz de Deus a Todos! Gostaria de Saber quem escreveu este texto? pois gostei muito, e com certeza vou usar como forma de advertências para os músicos de minha comum, mas gostaria de saber a referência… Quem é? endereço de onde mora? de qual igreja ou comum? e se é encarregado de música?

19 10 2016
Moisés

A paz de Deus irmãos, tenho uma duvida e precisaria dela esclarecida logo se possível, bem no caso eu estou com um trabalho de escola onde a minha professora quer que eu mais uma colega de classe toque partes de canções clássicas, mas ela não quer nos filmar simplesmente o som, mas deixe-me explicar melhor, ela havia nos pedido para essa parte porque é um projeto de teatro sobre “sombra e luz” então nos iriamos filmar os personagens e depois por o vídeo com o som de eu e da minha colega tocando, bem eu queria saber o que eu posso e não posso fazer pois perguntei para uma organista da minha comum que é bem rígida e ela disse que como é um trabalho de escola eu posso, mas quero ter toda certeza se possível, podem me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: