Christian Congregation, Inc.: 85 anos de história

17 04 2011

No dia 17 de abril de 1926, L. Francescon, J. Marin e outros irmãos organizaram a Christian Congregation, Inc. Até então, a igreja em Chicago estava reunida na Christian Assembly da West Erie, 1350. A separação, mediada por uma longa demanda judicial, apenas terminou em 1935. Depois de se transferir para a Fullerton Avenue, hoje a Christian Congregation está instalada na 120 S. Mill Road, em Wood Dale, subúrbio de Chicago. Essa igreja não está afiliada, atualmente, a Christian Congregation in the United States.

~*~

Já a Christian Congregation in the United States tem uma história peculiar, e bem mais recente. Uma das herdeiras do avivamento entre os italianos no início do século XX, ela foi organizada enquanto denominação apenas nos anos 1980. Até então, várias congregações existiam autônomas (como há ainda muitas hoje) e outras haviam se filiado ou a Assembléia de Deus ou a Christian Church of North America (a primeira tentativa de organização denominacional das igrejas italianas).

Para muitos, essa história ainda é novidade. Muitos irmãos imaginam que a denominação Congregação Cristã nos Estados Unidos (CCUS) existe desde que Francescon e seu grupo organizaram as primeiras igrejas. Além disso, a própria organização da denominação nos anos 1980 foi trabalho de anciães brasileiros, entre eles Miguel Spina e Victorio Angare. Aderiram inicialmente a Italian Christian Assembly of Alhambra, Los Angeles (Ancião Alexander Puglia); Buffalo Christian Congregation (Anciães Arno Scoccia e Louis Terragnoli Junior) e Christian Congregation de Chicago (Ancião Samuele Calabrese).

Um exemplo de informação contraditória – ou falta de informação

No video acima, há a informação de que a igreja de Corona foi uma das poucas que se manteve fiel desde o princípio. No entanto, o próprio uploader do video esclarece posteriormente, respondendo a comentários do video no youtube, que a “Igreja de Corona, NY possuia cerca de 200 irmãos norte-americanos de origem italiana. Com a reintegração à doutrina, muitos abandonaram a igreja, por não aceitar os ensinamentos. Hoje há muitos irmãos brasileiros vivendo em Nova York que também congregam lá.” Ora, se foi uma reintegração a doutrina, essa igreja estava “fora da doutrina”? Se sim, como se “manteve fiel desde o princípio”?

Há centenas e centenas de igrejas oriundas do movimento pentecostal italiano. A maioria delas está independente, não fazendo opção por se associar a nenhuma denominação. Os Estados Unidos acabam sendo, então, um exemplo de como Deus manifesta sua linda obra transcendendo os limites puramente denominacionais.

Fontes:

ALVES, Leonardo M. “Christian Congregation in North America: Its Inception, Doctrine, and Worship”. Dallas, 2006.

YUASA, Key. Louis Francescon: A Theological Biography 1866 – 1964. Genebra, 2001.


Anúncios

Ações

Information

15 responses

25 04 2011
leonardomalves

25 04 2011
Daniel

É tá estranho, é fiel desde Francescon mas os primitivos não aceitaram?

7 05 2011
Ricardo Oliveira

Parabéns pra CCUSA

Vale ressaltar aos duvidosos que boa parte dos irmãos que congregavam nas igrejas autônomas não aceitam o “presbiterianismo” ou outra forma de governo eclesiástico a não ser o congregacionismo, modelo que a CC adotou no princípio.
Também vale ressaltar, que das igrejas que se organizaram desde 1907, poucas chegaram a 1980 como foram fundadas, e destas, poucas se filiaram a atual CC.
Daquelas igrejas que permaneceram autônomas, inclusive, ja nasceram até outras igrejas, que por sua vez se filiaram a outros movimentos.

Na verdade, creio que a vontade dos Irmãos Vittorio Angare e Miguel Spina em 1980, era que “aquela igreja americana” que enchem nossos olhos de lágrimas fossem unidas, pois, embora muitos defendam o congregacionismo, o resultado lá foi exatamente a perda dos princípios de sua fundação.

Lanço um desafio um peitudo a traçar a árvore genealógica do “Movimento Pentecostal Italiano de Chicago”, rsrsr

9 05 2011
Juliano Rosa

É, de fato, um desafio… 🙂

O Leo Alves já visitou várias delas, e tem condições de montar um excelente painel – ou notas de pesquisa, talvez – dessa gigantesca Obra de Deus entre os ítalo-americanos.

O desafio é grande, já que muitas congregações, como você já se referiu, estão ainda hoje independentes, e, ao que me parece, não existe nenhum diretório de igrejas que podemos recorrer. Àquelas que fizeram opção por se filiar a uma denominação americana distanciaram, e muito, dos costumes mantidos pelos primitivos irmãos.

Mas, enfim, desafios estão aí para serem batidos, né não? 🙂

Na paz de Deus.

27 12 2011
Edmar

Muitos escândalos na CCB atualmente – Muitos anciães MAÇONS, ou seja fazem juramento ao LUCIFER depois querem pregar a palavra de Deus – Esses tem que ser extirpados porque “uma vez maçon” SEMPRE MAÇON.
Mas esses demônios ficam na Igreja enganando o povo

24 12 2014
matheus

Larga se ser Herético Edmar,vc ñ sabe o q fala,cuidado com a LÍNGUA(ou quer sizer com os dedos no teclar kkkkkkkk)pois ela pode condenar o homem a perdição eterna,
Vc diz q os anciaos da CCB sao maçonicos,entao me prova?Va ver se eu tô na esquina,ou vai caçar coquinho na ladeira,POR FAVOR,

27 12 2011
Edmar

Alert to all hermanos de la Congregation Cristiana
Many scandals currently in CCB – Many elders Masons, or make the oath after LUCIFER want to preach the word of God – These have to be cut off because “once a Mason” ALWAYS MACON.
But these demons are deceiving the people in the Church
Site: ccbrealidade.com – simceros.org

24 12 2014
matheus

esse site q vc sitou nao tenho Nenhuma veracidade,Vai buscar Jesus se ñ quiser ser condenado,
Ai meu Deus tenha misericordia deste porq ñ sabe o que fala(ou o q escreve)

27 12 2011
Edmar

Alert to all the brothers of the Christian Congregation
CCB atual scandal muito na – Muito Anciães MAÇONS, ou ao seja fazem oath to Lucifer depois palavra Quereme preganglionic de Deus – Esses tem to be removed because “once maçon uma” SEMPRE MACON.
But demons Ficam esses Igreja na cheating or povo
Site: ccbrealidade.com – simceros.org

27 12 2011
Bryan

My God, what misery is happening on earth.
Unfortunately I have lots of false prophecy, especially in the Christian Congregation.
The elders do their best to appear to show the people something he is not – that is – are wolves in sheep’s clothing.
It has many linked to Freemasonry also, they should leave the work of God, are more confusing and do not abandon the people and using God’s name in vain. Elders have the State of São Paulo, Brazil traveling to other countries, spending the money of the brotherhood to appear, show what is not are the famous “guys dick”
Brotherhood pray to God that these DEMOINIOS not deceive God’s people.

27 12 2011
Bryan

Dios mío, qué desgracia que está ocurriendo en la tierra.
Por desgracia, tengo un montón de falsas profecías, especialmente en la congregación cristiana.
Los ancianos hacen todo lo posible para aparecer para mostrar algo a la gente que no es – es decir – son lobos con piel de oveja.
Tiene muchos de ellos vinculados a la masonería también, deben salir de la obra de Dios, son más confusos y no abandonar a la gente y con el nombre de Dios en vano. Los ancianos tienen el estado de São Paulo, Brasil viajan a otros países, el gasto del dinero de la hermandad a aparecer, mostrar lo que no es son los famosos “chicos polla”
Hermandad pido a Dios que estos demonios no engañar al pueblo de Dios.

28 04 2012
Sara Suzane

existe noticias que a congregação cristã no brasil PODE SER
UMA COPIA DA IGREJA APÓSTOLICA CRISTÃ DA AMERICA
eu estou muito confuso com tudo isso a cada dia que passa
surgem mais indicios que a ccb não tão unica quanto muitos
acreditam ser

9 09 2013
Dirceu Silva de Carvalho

Apdd. Meus carros irmãos. Nos aqui no Brasil estamos dando continuidades no trabalhos e revelação do saudoso ir luiz Francison. Usamos o nome na placa das igrejas congregacao cristã. E não congregacao cristã no Brasil. Agora querermos saber mais sobre os irmãos que estão ai. Aguardo resposta

9 09 2013
Dirceu Silva de Carvalho

Querianos saber mais sobre os irmãos sou ancião da congregacao cristã e não congregação cristã no Brasil ja estamos em 12 estodo brasileiro com dois anos de trabalho

24 12 2014
matheus

Nao gosto muito das igrejas evangélicas dos EUA,pois sao muito liberais e pervertidas,muitas até ja aceitaram o casamanto gay,
esse tal de CONGREGACIONALISMO é muito ruim,pois as igrejas ficam muito sujeitas a heresias,dissensoes,criaçoes de sectarismo,divisoes,
Prefiro o governo presbiteriano,com é a Congregacao cristã no Brasil,
Eu tenho medo q a CCB venha a cair na armadilha de Satanás,q é o ecumenismo,Deus queira q o CONSELHO DE ANCIÃOS jamais aceitem considerar as outras denominacoes como Irmãs.
Muitos nos acusam de exclusivistas,mas na verdade somos um POVO EXCLUSIVO DE DEUS,e esse império de religioes vai ser destruído em breve na VOLTA DE CRISTO,e Nós q servimos a Deus,Jesus e somo guiados pelo Espírito Santo seremos salvos.
Assembleianos,Batistas,Prebisterianos,Metodistas,Testemunhas de Jeová,Pentecostais e Neo-pentecostais,adventistas,Católicos,Mormos,Religioes afro-brasileiras,Budismo,Restauracionistas,Anglicanos,Luteranos,Evangelicalismos,Hinduitas,Xintoistas,Confucionistas E todas as pessoas,aceitem o Senhor Jesus em suas vidas e venha servir a Deus na CONGREGACAO CRISTA NO BRASIL E ONDE ELA ESTIVER EM TODO O MUNDO,POIS SÓ NELA VCS TERAO CERTEZA Q SERAO SALVOS,pois O CAMINHO,A VERDADE E A VIDA,QUE É JESUS CRISTO SÓ ESTÁ ENTRE NÓS,pois no retorno de Cristo esse império Religioso criado pelo homem sera destruído, e somente A doutrina criada por Deus,q esta somente na CONGREGAÇAO CRISTA Subsistira pelos Séculos dos séculos,
Aqui está a graça de Deus e a pureza dos Céus
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS POR ISSO,Q O NOME DE JESUS SEJA GLORIFICADO PARA SEMPRE,E ESSA CONGREGACAO SEJA ARREBATADA NO DIA DO SENHOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: